O que é Ceratocone? HOlhos Prime responde!

HOlhos Prime, parceiro Ideiask, vai responder e explicar várias dúvidas nossas, seus pacientes, sobre as patologias que afetam a visão. Nomes complicados, como Ceratocone, serão facilmente entendidos.

Comecemos por ele, o Ceratocone, o que é ?

Ceratocone é uma doença ocular não inflamatória que afeta o formato e a espessura da córnea, deixando-a com formato ovalado ou de cone, dai seu nome. Esta doença provoca uma percepção de imagens distorcidas.

A córnea é um tecido transparente que fica na parte da frente do olho, parte mais externa e para um fácil entendimento, podemos compará-la ao “vidro de um relógio”( Dr. Clodomir Carvalho)

A evolução do ceratocone é quase sempre progressiva com o aumento do astigmatismo, mas pode estacionar em determinados casos. Na sua fase inicial, o ceratocone apresenta-se como um astigmatismo irregular, levando o paciente a trocar o grau do astigmatismo com frequência. O diagnóstico definitivo desta patologia é feito com base nas características clínicas e com exames objetivos como a topográfica corneana.

índice

Sintomas de Ceratocone: O principal sintoma é a visão borrada e distorcida tanto para longe quanto para perto. Alguns podem relatar diplopia (visão dupla) ou poliopia (percepção de várias imagens de um mesmo objeto), halos em torno das luzes, fotofobia (sensibilidade excessiva à luz) e coceira.

ceratocone-visao

Tratamento de Ceratocone: O tratamento do ceratocone depende do grau de evolução da doença, e visa sempre proporcionar uma boa visão ao paciente.

As alternativas de tratamento sempre são avaliadas pelo profissional, vejam algumas:

Cross-linking indicado em casos iniciais da doença tem por objetivo evitar a evolução da doença. Cross-linking com riboflavina é atualmente realizado internacionalmente para o tratamento de uma variedade de condições, incluindo ceratocone.
O cirurgião adiciona riboflavina (uma vitamina B) sobre a córnea após a remoção do epitélio, e  aplica a irradiação com  ultravioleta (UV).

Este tratamento endurece córneas anormalmente fraca, estacionando-a.

Implante de Anel Corneano: é utilizado em casos moderados da doença. O implante de segmentos de anel corneano (anel intra-estromal), onde uma pequena incisão é feita na periferia da córnea e dois arcos de polimetil metacrilato são introduzidos deslizando os segmentos entre as camadas do estroma em cada lado da pupila antes que a incisão seja fechada. Os segmentos empurram a curvatura da córnea para fora, aplanando o ápice do ceratocone e retornando-o a um formato mais natural.

Neste procedimento, no HOlhos Prime, é utilizado o laser de Femtossegundo que faz um túnel para a introdução do anel.

Transplante de Córnea: Nos casos de ceratocone que progredirem uma alternativa é o transplante de córnea.

Vale destacar que aqui na região oeste o tempo de espera na fila de transplante é muito pequeno,  em torno de 30 dias.

Vejam a entrevista que o Dr. Clodomir Carvalho concedeu ao Via da Moda, como tratar e como prevenir que evolua.

 

HOlhos Prime: Av.Pres. Tancredo Neves, 684 Cascavel, Paraná, fone 45 3122-8080.